Blog

Redução de mama na adolescência

Por

Dr. Vinícius Melgaço

22 de outubro de 2020

Quando as meninas começam a passar pela puberdade e seus corpos começam a mudar, elas têm que aprender a lidar com a imagem corporal e autoestima. A maioria quer ser aceita por seus amigos e é, muitas vezes, influenciada pelos meios de comunicação sobre sua forma física. Pesquisas já mostram que cerca de 40% das meninas já estão tentando perder peso na adolescência. Muitas se sentem agoniadas sobre o desenvolvimento da mama, preocupadas com o fato dos seus seios ficarem muito pequenos e, até mesmo, tentam convencer seus pais a permitir que elas tenham um aumento de mama antes de terem terminado seu completo desenvolvimento corporal.

Desenvolvimento das mamas na adolescência
O desenvolvimento das mamas pode começar cedo, como nos 8 anos de idade, ou tarde, aos 13. Se os seios continuam a crescer e tornar-se muito grandes é preciso ter mais atenção. Normalmente, o processo de desenvolvimento dos seios pode levar de 3 a 5 anos, e até 10 anos para algumas mulheres. Durante o tempo em que a mama está se desenvolvendo, as meninas podem experimentar uma dor do peito e sensibilidade, e a pele pode começar a coçar, uma vez que está se esticando.

Quando os seios crescem muito, além do normal, a adolescente provavelmente irá sofrer consequências físicas e psicossociais. A devastação emocional é exacerbada pela atenção indesejada de colegas, que levam à diminuição da imagem corporal e baixa na autoestima. Algumas meninas até desenvolvem problemas psicológicos mais graves por conta disso.

A opção mais eficaz para reduzir a mama em adolescentes é a mamoplastia redutora. Quase todas as adolescentes que buscam a redução de mama na cirurgia plástica sentem um alívio nas costas e pescoço, além da diminuição da dor e aumento da sua qualidade de vida. Quando os pais estão cientes de que sua filha pode estar enfrentando tal situação, seria sábio ter uma consulta com o cirurgião plástico para discutir todas as opções e ver o melhor momento para considerar uma redução de mama.

Olá, posso ajudar ?