Notícias do blog

Existe obsessão por cirurgia plástica?

Existe obsessão por cirurgia plástica?

A cirurgia plástica se tornou uma obsessão na Coréia. Uma em cada cinco mulheres já fez uma cirurgia para melhorar seu corpo ou rosto, de acordo com uma revista americana. Lá, a cirurgia plástica está em todo lugar, desde programas de TV até anúncios em todas as estações de metrô. Se você está na estação de Apgujeong, na área Gangnam, por exemplo, você vai avistar dezenas de clínicas de cirurgia plástica.

Alguns estudantes do ensino médio da Coréia agora querem a cirurgia plástica como um presente de formatura. A maioria dessas operações é feita para deixar as pessoas com um olhar mais ocidental – um processo perigoso que ninguém está disposto a parar de fazer.

A obsessão com a beleza coreana está sendo alimentada pela pressão social, que se espalha por todo o mundo. No cinema, nos programas de TV ou nas revistas, há sempre alguma publicidade em louvor à aparência física. No entanto, os desejos de mudanças têm um limite que, muitas vezes, se converte em um transtorno.

Sintomas do transtorno
Os pacientes que apresentam sintomas de vício por cirurgia plástica, muitas vezes, são aqueles que já realizaram muitos procedimentos cirúrgicos, desde muito jovens, em todo seu corpo, sem a necessidade urgente de modificar sua estética ou a qualquer custo. O dever do cirurgião plástico é alertar a essas pessoas quanto às intervenções que superam uma quantidade normal que o corpo pode suportar, para evitar, assim, qualquer complicação pós-operatória.

Portanto, é correto dizer que existe sim a obsessão por cirurgia plástica. Ela surge quando os motivos pelos quais o paciente deseja submeter-se a um procedimento cirúrgico são pouco realistas ou os objetivos não apresentam sentido. Muitas dessas pessoas modificam detalhes que só são visíveis a seus olhos e sequer o cirurgião pode modificar.

Por isso, o Dr. Vinícius Melgaço sempre conversa com todos os seus pacientes antes de qualquer cirurgia plástica. Nesta conversa, ele aconselha o paciente sobre o melhor procedimento, esclarece dúvidas sobre a cirurgia em si e fala sobre as expectativas com a cirurgia plástica. Somente desta forma é possível alcançar o melhor resultado e a completa satisfação do paciente.

Entre em contato: